Os efeitos nocivos da fumaça do tabaco são muito conhecidos, mas temos menos informações sobre os efeitos da maconha na saúde respiratória. Perguntei aqui nos stories essa semana se as pessoas acreditam que cannabis inalada faria mal?
81% disse que sim. Ela faz mal!
Como a maconha continua ilegal na maioria dos países, a realização de estudos sobre seus efeitos inalatórios e sua repercussão pulmonar não foi amplamente avaliado. Na verdade, começaram apenas em locais liberados.
É provável que, quanto mais frequente uso, mais dano. Não existe uma maneira segura de fumar maconha. Como no cigarro, um já faz mal.
Não sabemos se usuários leves que fumam uma quantidade igual a 1-2 cigarros por mês) durante um longo período aumenta o risco de desenvolver DPOC. É fato que algumas pessoas (especialmente aquelas com problemas pulmonares), fumar maconha agrava problemas respiratórios.
A maconha pode piorar muitas doenças pulmonares existentes. Por exemplo, se você tem asma, a fumaça da maconha pode causar um ataque de asma que leva à hospitalização e até morte.
E o câncer de pulmão?
A fumaça da maconha contém mais de 450 produtos químicos exclusivos, incluindo muitos produtos químicos cancerígenos semelhantes à fumaça do tabaco.
E meu risco de infecções pulmonares?
Fumantes de maconha podem desenvolver uma infecção pulmonar de um fungo chamado “aspergillus” que podem contaminar as folhas da cannabis e ser inalada. Aspergillus causa pneumonia e até a morte.
Existe uma maneira de fumar maconha com segurança?
Nenhum método de inalação (‘baseado’, cigarro eletrônico, narguilé e vaporizadores) pode ser considerado seguro.
A maconha não é aprovada pelo FDA mas houve aprovação de medicamentos contendo o ingrediente ativo da maconha, THC (tetrahidrocanabinol) para algumas condições clínicas.
E as pessoas expostas à fumaça da maconha?
O fumo passivo (inalação da fumaça de maconha de outra pessoa) pode causar sérios problemas de saúde, especialmente em bebês e crianças ou qualquer pessoa com
uma doença pulmonar crônica. O fumo passivo da maconha contém muitos venenos, incluindo cianeto e amônia.
Não deixe de falar pro seu médico se você fuma maconha, você não deve esconder isso numa consulta médica. Existem exames que avaliam a sua FUNÇÃO PULMONAR assim como no cigarro.
Se você fuma maconha para alívio de alguma queixa ou doença ativa, converse com seu médico sobre outras possibilidades até mesmo do uso dos derivados purificados. Isso pode ajudar.